segunda-feira, 16 de março de 2009

Sony aposta em nova categoria de PCs



Novo lançamento da Sony inaugura uma categoria de PCs, posicionada entre netbooks e notebooks

São Paulo. Em 1979, quando a Sony lançou o primeiro aparelho de música portátil, o Walkman, iniciou-se uma revolução que abriu as portas para a mobilidade que temos hoje com os MP3 players e da qual a maior beneficiada hoje é a Apple, com seus iPods. Agora, 30 anos depois, a empresa japonesa tenta voltar à berlinda da inovação no mercado de tecnologia inaugurando o que chama de uma nova categoria de computadores pessoais (PCs), batizada de ‘‘PocketStyle PC’’.

A nova categoria de PCs portáteis lançada pela Sony fica posicionada entre os mercados de notebooks e de netbooks (os portáteis de baixo custo que vêm ganhando popularidade nos últimos meses). Materializando a nova categoria, a fabricante japonesa está lançando no Brasil o modelo Vaio P530, premiado na feira de tecnologia CES 2009, realizada em janeiro, em Las Vegas.

Diferenciais

Ideal para ser levado no bolso do paletó ou na bolsa, sem ocupar espaço, esse primeiro PocketStyle PC tem as dimensões de uma barra de chocolate — apenas 12 cm de largura, 2 cm de espessura e pesa somente 620 gramas. Mas o que ele oferece não é diminutivo: sua tela de 8 polegadas é de alta definição (1600 x 768) e, ao contrário da maioria dos netbooks, vem com disco rígido (de 60GB), memória RAM de 2GB e uma versão completa do sistema operacional Windows Vista Home Premium.

‘‘Os netbooks partem de duas premissas: portabilidade e custo baixo. Por isso, saíram com algumas limitações. O Vaio P não partiu dessas premissas. Não é um notebook, nem é um netbook’’, explica Gustavo Araújo, gerente da linha de produtos Vaio.

Araújo também ressalta como diferencial da nova categoria de PC portátil o processador Intel de 1,33GHz que equipa o Vaio P, ‘‘bem superior’’ aos dos netbooks. O teclado também apresenta vantagens em relação a boa parte dos netbooks. Suas teclas não são tão pequenas e não ficam tão próximas umas das outras como em outros modelos, o que torna a digitação mais fácil e confortável. Mas o preço a pagar por isso é a ausência do touchpad — área retangular onde o usuário aciona as funções do mouse. No caso do Vaio P, o touchpad é substituído por um pequeno botão entre as teclas G, H e B.

Em termos de conectividade, o caçulinha da linha Vaio também tem atrativos. Ele tem câmera e microfone integrados, entrada de cartões de memória, duas portas USB, saída de vídeo e um adaptador para cabos de rede. O equipamento ainda conta com Bluetooth e Wi-Fi, que suporta o padrão N, cinco vezes mais rápido do que os padrões convencionais (A, B e G). A bateria do aparelho dá uma autonomia de até quatro horas longe das tomadas. Há ainda uma bateria (opcional) que dobra esse tempo.

Ao distanciar-se propositadamente do perfil da categoria dos netbooks, caracterizados pelo baixo custo, a nova categoria PocketStyle PC é a aposta da Sony em um nicho de artigos de luxo e, portanto, caro. ‘‘O Vaio P não é um gadget tecnológico. Trata-se de um item que define o estilo de quem está usando’’, define Gustavo Araújo. Para ter esse estilo todo no bolso, antes é preciso desembolsar R$ 3.999, que é o preço sugerido do Vaio P530.
MERCADO DE NOTEBOOKS
Empresa espera dobrar as vendas

Há dois anos presente no mercado brasileiro, a linha de PCs portáteis Vaio, da Sony, teve em 2008 um crescimento nas vendas de 400%, desempenho que foi totalmente na contramão da crise econômica global, e em alta velocidade. Mesmo diante das intempéries de um cenário adverso, a empresa continua acreditando no crescimento do mercado de notebooks no Brasil. O gerente de marketing da linha Vaio, Francisco Simon, espera um incremento de 100% nas vendas de seus produtos neste ano.

A prova do otimismo da Sony quanto aos resultados esperados do mercado brasileiro de portáteis em 2009 é que a empresa planeja expandir sua linha de produtos. A Sony, que começou produzindo apenas dois modelos de notebooks Vaio no país, agora conta com sete. Mas, este ano, a empresa quer passar a produzir 14 modelos ‘‘made in Brazil’’.

De acordo com Lúcio Pereira, gerente comercial da Sony, a ampliação da fabricação na unidade de Manaus (AM) é a única forma de a empresa reduzir custos — minimizando o impacto da importação — e oferecer produtos com preços mais baixos para enfrentar a concorrência.

Ebenezer Fontenele
Editor
O jornalista foi a São Paulo a convite da Sony

Um comentário:

  1. Olha aew rapaz
    todo todo
    gostei do blog tioooooo
    ^^
    vou ficar acessando sempre...
    mas atualiza sempre viu...



    sua fã numero 1...
    kkkkkkkk
    ow pertubação




    =****

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